Saturday, November 04, 2006

NaNoWriMo

Dia primeiro de novembro, começou o NaNoWriMo (National Novel Writing Month). A proposta é escrever um romance com 50 mil palavras em apenas 30 dias. Então, se você quiser participar, ainda dá tempo de se inscrever.

http://www.nanowrimo.org/

Segue, abaixo, a tradução livre, feita por Lefebvre de Saboya, da proposta do NaNoWriMo:

O Mês InterNacional de Escrevinhação de Novelas (NaNoWriMo) é uma abordagem “sente-a-bunda-na-cadeira” do ato de escrever romances (novelas). Os participantes começam escrevendo no dia primeiro de novembro. A meta é escrever uma novela de 175 páginas (50 mil palavras) até a meia-noite do dia 30 de novembro.

Valorizando o entusiasmo e a perseverança ao invés da habilidade e esmero, o NaNoWriMo é um programa literário para qualquer um que já se pegou imaginando a possibilidade de escrever um romance ou uma novela, mas ficou apavorado com o tempo e esforço envolvidos no processo.

Devido ao período limitado para a escrita, a ÚNICA coisa que importa no NaNoWriMo é a produção. É sobre quantidade, e não qualidade. A abordagem kamikaze te força a diminuir suas expectativas, correr riscos e escrever feito um louco.

Não se iluda: você escreverá um monte de porcaria. E isso é muito bom. Ao se forçar a escrever de forma tão intensa, você está se dando permissão para cometer erros, para renunciar às revisões intermináveis e apenas criar. Para escrever sem enlouquecer.

Como você passa o mês de novembro inteiro escrevendo, pode confortar-se com o fato que, pelo mundo todo, outros participantes do Mês InterNacional de Escrevinhação de Novelas vão cair nas mesmas enrascadas e alegrias de produzir a Novela Mais Desvairada da Literatura Mundial. Os Wrimos (participantes) se conhecem durante o mês para oferecer encorajamento, comiseração — e quando tudo fica pronto — aquele tipo de celebração que tende a assustar criancinhas e animais domésticos.

Em 2004, mais de 42 mil pessoas participaram do NaNoWriMo. Cerca de 6000 deles alcançaram as 50 mil palavras na meia-noite do dia 30 de novembro, ingressando nos anais históricos da galeria de celebridades NaNoWriMo. Eles começaram o mês como mecânicos de automóveis, atores desempregados e professores medíocres de faculdades. Saíram como novelistas.

Recapitulando o NaNoWriMo:

O que é: Escrever uma novela de 50000 palavras em 30 dias.

Quem faz: Você! O NaNoWriMo não pode existir se outras pessoas não tentarem também. Vamos escrever nossa terrível e divertida prosa ainda constrangedora e ridícula juntos.

Por que: As razões são infinitas. Aqui vão algumas. Para participar da forma artística mais encantadora da nossa era. Para escrever sem a obsessão pela qualidade. Para poder fazer referências obscuras sobre seu mais novo livro nas festinhas. Para tirar sarro de escritores de verdade que nunca terminam sua obra, coisa que você fez em 30 dias.

Quando: O cadastro começa em 1º de Outubro. A escrita começa no dia 1º de Novembro. Para estar na lista oficial de vencedores, você precisa alcançar 50000 palavras até a meia-noite do dia 30 de Novembro. Assim que sua novela for verificada pela nossa equipe e pelo contador de palavras robótico, a festa começa.


E comece a escrever, meu filho!

3 comments:

Anonymous said...

Parabéns pelo blog.

Márcio Hachmann said...

Textos em português também podem ser inscritos?

Henry Alfred said...

Podem sim, Márcio, pois o "ganhador" não ganha um prêmio de fato, apenas a certeza de que pode concluir um livro em apenas um mês.
É uma prova de superação pessoal, e isto ultrapassa qualquer barreira lingüística.

Eu já participei algumas vezes, mas não conseguiu concluir o romance. Mas também não precisava provar nada para mim mesmo, pois já tenho alguns livros concluídos, foi mais pela brincadeira mesmo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.