Wednesday, May 23, 2007

A Grande Lista de Clichés da Ficção Científica - Primeira Parte

Por: John VanSickle
Tradução de: Henry Alfred Bugalho

Aqueles de nós que lêem ou vêem bastante ficção científica devem ter percebido que há certos elementos da história que aparecem várias, várias, várias e várias vezes. Alguns destes elementos eram, na verdade, idéias muito boas, e quando bem manipuladas produzem uma história divertida, mas se tornaram desgastadas por causa daqueles com pouca imaginação. Outros elementos surgiram justamente num esforço para evitar outro cliché. E outras idéias já nasceram deficientes desde o começo, e deveriam ter sido dispensadas pela mente do autor.
Clichés não são necessariamente maus, mas o excesso de uso demonstra que o escritor se esqueceu do que separa uma narrativa consistente de outra oca: "o coração humano em conflito consigo próprio", como disse Faulkner. Onde há conflito, a narrativa se suporta; onde o conflito está ausente, a narrativa sucumbe, e em nenhum dos dois casos importa quantas espaçonaves explodiram.

O leitor sofisticado (aquele que lê mais do que apenas FC) perceberá que alguns destes clichés não são encontrados apenas em FC, mas em outros gêneros também, e, é claro, o ridículo dos clichés é um prato cheio para a boa comédia.

OBSERVAÇÃO: O uso dos pronomes masculinos/feminos e designações genéricas de papéis não pretende negar a inversão dos papéis de gênero. Porém, pretende ofender aqueles que pensam que o cromossomo Y é a raiz de todo o mal do mundo. Humpf!

Esta lista não está mais "atualizada e revisada". As "revisões" já eram trabalho demais para se fazer.

Os Símbolos

Os vistos verdes são aqueles itens que não são tão ruins, mas que foram usados tantas vezes que precisa dum ótimo tratamento para tirá-los da pilha de lixo. Eles não destruirão uma história bem escrita, e alguns dos clássicos empregaram estes elementos (e os empregaram bem).

Os três Zs são itens que foram ligeiramente interessantes quando da primeira vez, mas que provocam a reação de "já vi isto, já vi aquilo" quando reutilizados. Apenas alterações verdadeiramente bizarras nestas idéias podem rejuvenecê-las.

As cruzes verdes são para besteiras, mas toleráveis para manter o efeito dramático, desde que o enredo não dependa delas.

As interrogações vermelhas indicam aqueles itens que sustentam o enredo, mas que levantam questões que deveriam ser respondidas para que a história seja levada a sério. Por exemplo, um robô sagrando óleo quando acertado por um tiro é insatisfatório. Um vazamento de fluído hidráulico num robô hidráulico acertado por um tiro é convincente.

O boi é para aqueles itens que, pela razão que for, seja algo de paquidermes. Tais razões incluem contradições óbvias a conhecidas leis da física, apresentar uma contradição irreconciliável, requerendo que os personagens envolvidos tenham o QI duma casca de banana ou sejam abismalmente estúpidos por alguma outra razão.

O logo da Nave é para aqueles itens aos quais "Jornada nas Estrelas" ofendeu.

O porco é para aqueles itens inconscientemente chauvinistas.

A suástica é para aqueles itens que demonstram preconceitos raciais, étnicos ou religiosos.

Seção I: Enredos e Storylines Desgastados

  1. Exército heterogêneo pós-apocalíptico luta para expulsar os Comunas do bom e velho EUA.
  2. Exército heterogêneo pós-apocalíptico luta contra uma gangue de bandidos, mutantes, ciberpunks, ciclistas, etc.
  3. Exército/esquadra heterogênea luta valentemente para derrubar um Império Maligno.
  4. Os Mocinhos viajam no tempo para deter um Bandido histórico, geralmente Hitler.
  5. Os Bandidos viajam no tempo para matar o Herói em sua infância, ou até mesmo para evitar que ele nasça.
  6. Os Cronotiras viajam no tempo para capturar um Bandido que fugiu para alguma outra época.
  7. Cientistas trabalham com fervor para desenvolver a cura para um Supervirus, ou uma arma para deter os Bandidos Invencíveis.
  8. Um alienígena:
    1. Está encalhado na Terra;
    2. Torna-se amigo duma criança humana, ou se apaixona por uma mina da Terra;
    3. É perseguido por sombrios e malevolentes oficiais do Pentágono, sob o pretexto de segurança nacional;
    4. Utiliza seus poderes para derrotar os sombrios e malevolentes oficiais do Pentágono, deixando-os com cara de tacho, mas sem machucá-los;
    5. Faz uma melancólica despedida e retorna ao seu planeta natal.
  9. Um programa de realidade virtual é ativado, e a distinção entre realidade e o programa se confunde ou se torna indistingüível.
  10. Pessoas conectam seus cérebros diretamente a computadores e se tornam dependentes dele.
  11. Alienígenas viajam zilhões de quilômetros para saquear recursos da Terra que existem em maior quantidade e mais facilmente exploráveis em muitos outros corpos estelares desabitados no caminho deles para a Terra.
  12. Um complexo sistema se computador de torna espontaneamente auto-consciente.
  13. Um casal protocola um pedido ao governo que lhe permita a concepção dum bebê.
  14. Humano se apaixona por um robô.
  15. Robô se apaixona por humano.
  16. Abduções extraterrenas.
  17. Parasitas controladores-de-cérebros tentam dominar a raça humana.
  18. Alienígenas julgam alguém pelos crimes da humanidade.
  19. Um parque-de-diversões ultramoderno se torna letalmente fora de controle.
  20. Descobre-se que morte por velhice é conseqüência duma causa simples e única, levando a um fácil tratamento para imortalidade, com conseqüentes implicações sociais catastróficas.
  21. Um grande caçador decide que os humanos são as presas mais divertidas de todas, e visita a Terra para catar alguns.
  22. Drogas psicodélicas dá a alguém poderes mágicos sobre espaço, tempo e realidade.
  23. Alienígenas com motivações completamente incompreensíveis declaram guerra à raça humana/invadem a Terra.
  24. Mentalidade burocrática/reacionária se opõe ao progresso científico. Um pesquisador a sobrepuja através de habilidade, pureza de coração e uso de algum método científico, ou não.
  25. Duas facções hostis colonizam um planeta à distância dum pulo entre eles.
  26. O Governo despacha criminosos para outros planetas.
  27. Um ser humano do sexo masculino engravida.
  28. Um andróide descobre emoções e perde o controle.
  29. Um jovem pesquisador:
    1. Consegue um emprego numa Mega-gigantesca Corporação, ou Agência Governamental Ultra-Secreta;
    2. Aprende que a última descoberta de seu empregador tem um Medonho Efeito Colateral, ou envolve algum abuso óbvio dos direitos humanos;
    3. Enfrenta o empregador, que descarta as preocupações do empregado e o repreende por não ter "espírito de equipe";
    4. Tenta delatar a empresa para evitar um desastre;
    5. É perseguido por Sombrios e Malevolentes Capangas;
    6. Tenta se encontrar com fontes internas, mas os encontra mortos ou com vida suficiente para deixar apenas uma pista enigmática;
    7. Assiste ao desastre desabar sobre o Executivo-chefe;
    8. Testemunha perante o Congresso;
    9. Entra no Programa de Proteção às Testemunhas;
    na ordem mais ou menos como a acima.
  30. Alienígnas invagem a Terra para comer humanos.
  31. Inteligência Artificial se volta contra seus criadores.
  32. Um indivíduo do passado entra em animação suspensa e desperta nos tempos atuais, ou pessoa dos tempos atuais entra em animação suspensa e acorda no futuro.
  33. Um indivíduo volta no tempo para se encontrar com importante figura história, acaba se tornando aquela pessoa, ou assumindo o lugar dela num momento crítico.
  34. O monarca de direito, ou seu herdeiro há muito esquecido, retorna ao trono.
  35. Uma praga sexualmente seletiva mata ou esteriliza quase todos os homens, ou quase todas as mulheres.
  36. Um humano descobre que a raça humana é controlada por alienígenas.
  37. A invasão alienígena fracassa porque a vantagem tecnológica deles é perfeitamente neutralizada pela falta de recursos, comparada aos humanos.
  38. A Terra é ameaçado por um asteróide, e uma missão espacial é preparada para salvar o planeta.
  39. Humanos são vistos como uma ameaça à sociedade galática, pois desenvolveram tecnologia após breves séculos, em comparação aos milhares que as outras raças demoraram.
  40. O governo bane música, pintura, dança, ou alguma outra forma de arte; apenas o herói parece se importar o bastante para tomar uma atitude.
  41. Uma inovação tecnológica instiga uma grande parcela para sociedade a violentamente tentar suprimí-la.
  42. "Mulher monstro solteira PROCURA homem humano solteiro. Objetivo: Acasalamento."
  43. Uma sociedade inteira é controlada por um computador. Talvez ele enlouqueça.
  44. Um alienígena é enviado à Terra numa missão de assassinato ou genocídio; muda de idéia ao conhecer (e talvez se apaixonar por) um ou mais humanos.
  45. A memória da tripulação é apagada. Ao se recuperar, eles descobrem que eles estão ajudando o cara que fez isto com eles.
  46. Um homem foge duma simualação de Realidade Virtual, posteriormente, descobre que escapou para outra simulação de Realidade Virtual.
  47. Um alienígena que é substancialmente parecido conosco não compreende o que é amor, e visita os humanos para aprender. A lição é completada quando o alienígena recebe uma Dose de Amorzinho Gostoso.
(Ir para a Segunda Parte)

2 comments:

Di said...

Descobri seu blog há pouco atráves do orkut! Achei mto interessante a idéia. Gostaria de ajudar, se precisar é só pedir! vou deixar aqui o meu msn: dieog57_98@globo.com

Mão Branca said...

Achei uma ótima idéia. é uma iniciativa importante. quero ser criticado!

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