Monday, November 03, 2008

Criando um blog de sucesso

Em março de 2007, eu criei um blog para compartilhar da minha experiência em Nova York. 
Como eu não queria que ele se parecesse com aqueles blogs de adolescentes, como "hoje fui ao shopping e encontrei minhas miguxas", acabei optando por retringi-lo a um assunto bastante específico: "como ir a Nova York sem gastar muito". E por isto batizei o blog de "Nova York para Mãos-de-Vaca".

A idéia deu certo. Atraiu leitores e, menos dum ano depois, apareceu pela primeira vez na mídia, num programa da Globo Internacional. Desde então, o blog se tornou uma atração, virou livro (o Guia Nova York para Mãos-de-Vaca), fui entrevistado para o Portal Terra, para telejornal do SBT, para jornais impressos e sites brasileiros e estrangeiros, e o livro é um dos mais vendidos da editora que o publica.

Ou seja, o que parecia impossível, criar um blog de sucesso e rentável, se tornou realidade.

As dicas que se seguem foram dadas a um amigo meu, cineasta curitibano, que acabou de criar um blog para divulgar seus trabalhos cinematográficos e queria algumas sugestões para divulgá-lo:

"Fazer a divulgação dum blog é um pouco mais complicado do que parece.

 - é preciso ter um bom conteúdo, boas palavras-chaves (os marcadores) e atualização constante (pelo menos no começo);

 - divulgar o link em todo lugar que você puder. As comunidades do orkut são uma boa estratégia, em fóruns de cinema, ponha o link como assinatura do seu e-mail, comente em blog de outras pessoas e ponha o seu link.

- O mais importante é que haja um conteúdo que interesse os leitores, que faça eles buscarem o seu blog e divulgarem-no para outras pessoas. O boca-a-boca é fundamental.

Por exemplo, além de postar os seus vídeos no blog, você poderia escrever posts curtos sobre o que você já aprendeu sobre cinema, como fazer edição, quais programas utilizar, como dirigir atores. Entendeu?
Por exemplo. fazer um blog para aqueles que querem aprender cinema sob o ponto de vista dum diretor, de alguém que trabalha no ramo. Isto é um diferencial, isto atrai leitores.

- Você precisa encontrar o seu nicho, descobrir o seu público-alvo. A sua mensagem tem de ser direcionada, tem de encontrar os ouvidos certos em meio à multidão. Não adianta tentar atingir todo mundo, você tem de atingir as pessoas certas.

- E quanto mais leitores você tiver, melhor será o seu posicionamento na busca do Google, quanto melhor o seu posicionamento, mais leitores atrairá, é um círculo virtuoso.

- O que você não pode fazer é sonegar informações; pensar que, ao ensinar aos outros o que você sabe, você estará criando a concorrência. Isto não é verdade, quando você ensinar os outros, você estará criando seguidores.

E se você for bom no que faz, a concorrência não importa.

- Além disto, ao atrair leitores para os seus textos (ou você pode até fazer breves vídeos tutoriais), você também estará atraindo espectadores para os seus filmes. Você ajuda as pessoas com o seu conhecimento, mas também estará se ajudando, autopromovendo-se e divulgando o seu trabalho.

- O fundamental é ser diferente, fazer algo que ninguém fez, ou fazer melhor do que os outros.

- Também não desanime no começo. Vai demorar para as coisas começarem a engrenar, talvez dois, ou três meses. Talvez até mais. No entanto, há um ponto em que as coisas começam a andar sozinhas.

- Outra opção de conteúdo é também você falar de filmes que você acha bons e explicar por quê, e aproveitar para ensinar algo sobre cinema. Você precisa falar do que entende. Não adianta nada falar do que não sabe, ou fingir que sabe mais do que sabe. Se não souber responder uma pergunta dos seus leitores, seja honesto, diga: "Não sei". Mas isto não basta, se não souber, vá pesquisar e apresente a seus leitores o que você aprendeu.

- E também não se esqueça do adsense, o sistema de publicidade do google. Se você tiver boa visitação, dará até para ganhar uns trocos com os anúncios no blog. 100 ou 200 dólares a mais na renda por mês não é nada mal. Mas tem gente que faz bem mais do que isto.

- E respeite os seus leitores. Se eles comentarem no seu blog, responda as dúvidas, aceite as críticas, corrija as postagens se for necessário. Estimule o diálogo.

- O objetivo de todo blogueiro é tornar-se uma referência no assunto que aborda. E isto só ocorre quando houver um bom conteúdo. Apresente algo interessante e original, e todo o resto ocorrerá naturalmente.

2 comments:

Carlinhos said...

Belas dicas, Henry. Fiquei até com vontade de criar um outro blog seguindo certas orientações. Fazer algo bem direcionado, como você comentou.
Projetos para o futuro... Quem sabe...
Abraço,
Carlos (Oficina E-TL).

Anne Lieri said...

Ótimas dicas!Meu grande problema é usar essa tecnologia toda da internet.Você poderia me dizer onde eu posso aprender a colocar os links,compartilhar meu blog e todos esses detalhes tão importantes num blog?Obrigada pela atenção,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.